sexta-feira, 24 de março de 2017

Criando galinha de forma sana.

Estamos criando galinhas já faz 3 anos  de forma ecológica e para nosso auto-consumo.
Agora  estamos pensando em ampliar pouco a pouco nossa produção para comercializar os ovos no futuro.
Além de ciscar pelo quintal e comer ervas, bichinhos... nós  damos cereais germinados( na primavera-verao), caule e folha de bananeira e as frutas que sobram de nosso pomar. E de vez em quando espalho  cebola e alho pelo galinheiro, e coloco na água do bebedeiro folhas de menta, tomilho, alecrim da nossa horta, para evitar enfermidades.
Também costumo secar e moer as cascas dos ovos e misturar com o cereal.
E quando posso vou a praia para colher algumas conchas,  e as cascas das nozes que comemos para que cisquem dentro do galinheiro.
E para a desinfecçao do galinheiro se pode usar cal e cinza junto ou por separado.

Estou pesquisando e compartilhando aqui vídeos interessantes para ampliar a informaçao
https://www.youtube.com/watch?v=0waZler6KN4

Encontre também esta blog que dá muita informaçao


Tudo começa no solo

Tudo começa no solo, se ele está sano e nutrido, as plantas também. Começamos com plantas que sao repelentes a alguns insetos como aromáticas, flores de todos os tipos, incluido a capuchina, alho, cebola, alho-porró, muito confrey(consuelda) debaixo das árvores, e muitíssimas leguminosas, em todas as partes, de todos os tipos e para todas as estaçoes, rasteiras, arbustivas e de grande porte. Elas irao fertilizar naturalmente o solo com seu aporte de nitrogênio. Depois, é só aumentar a variedade com outras plantas como a alfafa, cereais, tubérculos e muitas árvores perenes e caducas), incluído arândano. Uma árvore cria em seu entorno um microclima, e muitas árvores, muitos microclimas! Nao esquecer de deixar o solo sempre coberto de matéria orgânica ( imitando os bosques), fazer compostagem e se tem galinhas, que andem soltas para ciscar e comer os bichinhos, incluido o da mosca da fruta que fica ibernando no solo.

http://www.ecoagricultor.com/bosque-alimentos-fertilidad-productividad-plagas/


sábado, 11 de março de 2017

História de uma gansa (oca)!

Eu queria un ganso para a granja... Existem muitas estórias que falam de gansos agressivos e estive pesquisando, falando com as pessoas até que um dia numa loja de sementes (agro) apareceu a oportunidade de comprar de um cliente.  Tive um pouco de receio mas seu dono me garantiu que era dócil resolvi arriscar...  Queríamos que fosse fêmea e como o seu dono se chamava Manolo, ela passou a si chamar Manolita
Na segunda semana que estava vivendo na granja,  Manolita foi atacada por uma rapoza e eu tive que sair gritando, correndo para salvá-la, e consegui. O difícil foi convencê-la a voltar para casa, UF!!! que trabalhinho...
O tempo foi passando e comprei mais dois patinhos para fazer companhia a pata que havia ficado viúva por culpa de nosso cao de caça Chispa. Mas os patinhos preferiram a Manolita!
E tempo continuo passando, Manolita adotou os patinhos, Já permitia que eu a acariciasse de vez em quando,  mas ainda nao sabíamos se era fêmea...
No dia 8 de março, o dia da mulher, Manolita se revelou e nos presenteou com um lindo e enorme OVO!!!




Reciclando envases de plástico para fazer etiquetas de plantas

Estava buscando etiquetas para comprar em internet e encontrei uma direção onde ensinava a fazer etiquetas de plástico. resolvi aproveitar alguns botes de plástico que tinha na casa e fazer o experimento.
Comprei uma caneta a prova d´água para escrever o nome e algumas informações sobre a planta. Agora é só multiplicar a quantidade por 200 e sair pela granja a pendurá-las nas plantas!!!





Uso da palha como cobertura de solo

Este é o 2º ano que compramos palha para usar como cobertura de solo.
O primeiro ano  foram 10 fardos e desta vez 5, cada um com  mais de 200 kg.
Coincidiu que choveu encima deles, mas apesar de estar a palha mais pesada foi melhor para repartir pois liberou menos poeira, que incomoda na garganta.
Uma curiosidade da palha é que quando se molha os restos de sementes dos cereais que estao presentes começam a germinar/fermentar o que faz com que a temperatura suba e exale um cheiro que lembra a cerveja! Este aumento de temperatura também ajuda a dar mais calor às plantas no inverno.
Um  detalhe que se deve ter em consideração é que nao devemos colocar a palha pegada ao tronco /caule da planta  para evitar que se enferme por fungos.
Repartimos por toda a granja ao redor das árvores frutíferas.
Hoje fomos plantar numa zona de bancais onde já havíamos posto a palha em dezembro, ou seja que estavam cobertos  há 3 meses. Levantamos a palha com a mão e plantamos  batatas, alho e cebola. A terra estava tao aireada que qualquer um diria que havia sido arada.
Arada e abonada, pelas minhocas!!!