domingo, 30 de outubro de 2016

"Mindful Eating" ALIMENTAÇAO CONSCIENTE

"Mindful Eating"
Se existe um tema que adoro é ALIMENTAÇÃO... Ainda que meu enfoque com relação a ele é distinto da maioria. Eu nunca fiz regime (dieta), e nem pretendo fazer a nao ser que seja por determinação médica.
A comida é muito mais que uma necessidade nutricional. O ato de alimentar é um ato social, é prazer, ou deveria ser?! 
E como coincidir necessidade e prazer?
"A FOME COM A VONTADE DE COMER"?! 
E, o que é mais difícil; Quando saber se estamos utilizando a comida para satisfazer um problema emocional?
Cheguei a algumas conclusões;
-Nao existe uma dieta perfeita, e todo fanatismo faz dano.
-O que é bom para um corpo nao necessariamente é bom para outro, já que somos diferentes, únicos.
-Nao tem mais remédio que continuar (sempre) buscando informação FORA. e DENTRO do meu próprio corpo. Observando, experimentando, escutando...
ALIMENTAÇAO CONSCIENTE; MENTE, CORPO, ESPÍRITO
Abaixo um ARTIGO sobre o tema

sábado, 29 de outubro de 2016

domingo, 10 de julho de 2016

ACHIRA (SAGÚ) X TUPINAMBO (conhecendo raizes exóticas)

Há 3 anos um amigo me trouxe de Colombia um tubérculo que se chama TUPINAMBO. Plantei a raiz e agora temos sempre alguma raiz para replantar. 

Existe muita confusao com os nomes das plantas de sulamérica aqui em Espanha. E pesquisando em internet descobri que Nao é da raiz do TUPINAMBO que se faz a farinha de ARARUTA. A  farinha de araruta que se faz  em Brasil  é  obtida da planta  Maranta arundinacea   que vem sendo da família da Achira (Canna edulis) e que no  Brasil se chamam  BIRI 
Aqui em Espanha a Achira   se usa como ornamental nos jardins.

Agora que tenho as duas plantas na nossa horta irei aprendendo a utilizar a raiz de achira  para fazer purês, sopas, paes e biscoitos,  cremes... e como  espessante. Os de tupinambo já provei e aprovei para estes mesmos fins!
Mais informaçao aqui


planta de achira (biri)

raiz de biri



planta de tupinambo

raiz de tupinambo

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cómo transformar una rama de tu frutal en un nuevo árbol (acodo)

Encontrei este artigo com muitas  fotos e com explicaçoes de como fazer filhos (acodos) daquela árvore que tanto gostamos. A outra forma é cortar o ramo (rama), deixar só 2 folhinhas,  tirar um pouco da casca (2 cm +/-) que envolve a extremidade inferior do caule, passar  hormonio de enraizamento nesta zona pelada,  plantar em um caqueiro (maceta) e esperar que enraize para transplantá-la definitivamente ao seu local. Nenhuma das formas é segura,  mais vale a pena tentar. Eu sempre uso este último método com os ramos que sobram da poda das árvores e tenho conseguido bom resultado.






segunda-feira, 23 de maio de 2016

curar con plantas de forma fácil (James Wong's)

Creme facial (mascarilla) com folhas de oliveira (oliva), repelente de insetos com a planta capim santo (também conhecido por citronela ou limoncillo), creme hidratante com aloe e flores de calêndula tudo  isto e  super fdácil neste video!!!  Um programa da BBC feito por um joven asiático que se diz científico e jardineiro.




sábado, 14 de maio de 2016

Entendendo o ciclo do nitrogênio num contexto de uma agricultura industrial

Encontrei este artigo que pareceu muito ilustrativo... 
Aqui o deixo



A terra somos nós. Nós somos a terra.

Gostaria de fazer uma analogia; A terra e nós. 

Com o desenrolar da medicina, de seus "comprimidos milagrosos" e a promessa de juventude e saúde eternas, estamos cada dia mais dependentes... O nosso corpo está se esquecendo de um processo tao natural como antigo como é o de auto-sanaçao... Já nao nos permitimos enfermar!
E que é mesmo a enfermidade?!
Será uma exteriorização / visualização de algo que nao está bem, dentro?
Será a enfermidade uma etapa da própria sanaçao? E se é assim, por que  em vez de tratar seus sintomas, nao  buscamos entender e compreender ? 
Quando a terra esta sana a planta esta sana.
Se o nosso sangue está sano, nossas células estao sanas.
E quando a terra está sana produz alimentos sanos, cheios de vitalidade,  vitaminas, sais minerais. Entao;
"que nosso alimento seja nossa medicina"

Neste vídeo a Drª Clara Biosca explica com detalhes os príncípios de Hipócrates.

Deixo como sugestão de leitura um livro que me ajudou a compreender a enfermidade
  "La enfermidad como camino"



segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aprendendo a fazer sabao (jabón) com SAPONARIA officinalis e nozes (nueces) de lavado

Faz alguns anos que venho fazendo sabao em casa com soda (sosa) cáustica e azeites. Mas,apesar de fazer em uma batedora hermética (termomix), a soda é perigosa, tanto para respirar os vapores como se entra em contato com a pele.
Entao passei buscar outras alternativas... Algumas plantas têm em sua raizes,  ou na casca que envolve as sementes, uma substância chamada saponina que é o que se usa para limpar a pele, cabelo, lavar a roupa e inclusive limpar a casa.
Existe também  um tipo de "noz" (nueces de lavado)  que vem de India e se usa para este fim, é completamente ecológica, mas é um pouco cara.
Ontem na feirinha de Meis encontrei a plantinha  SAPONÁRIA (planta jabonera) e agora encontrei a receita para fazer um SABAO (JABÓN) LÍQUIDO. Terei que transplantar a saponária para a horta e esperar que cresça para ir extraindo parte de sua raiz e fazer o sabao.


Saponária


Noz de India (nueces de lavado)


terça-feira, 3 de maio de 2016

Invernadeiro chinês, eficácia energética!

Há alguns anos que venho pensando em construir um invernadeiro que seja mais eficaz a nível energético para a nossa granja. Por enquanto improvisamos um, com paredes de pallets e teto de plástico. Ontem, as 4 da tarde, fazia mais de 40º dentro,  e as plantas estavam sufocadas! Tive que levantar a porta de plástico e regar com muita água para baixar a temperatura.

Nos invernadeiros de plástico a temperatura sobe muito rápido e quando chega à noite a termperatura também baixa muito rápido, o que provoca um estres térmico para as plantas.

Acabo de encontrar este artigo que trata do tema; Invernadeiros com paredes de barro que se constroem em China há muitíssimos anos. É curiososo, para solucionar o problema de escasez de CO2 eles fazem compostagem e criam animais dentro do invernadeiro, parece ser uma boa idéia!


Exterior de invernadeiro chinês


Interior de invernadeiro

segunda-feira, 2 de maio de 2016

16 plantas para ter na nossa horta como repelentes, inseticidas e muito mais...

Muito boa seleçao de plantas neste artigo para ter na nossa horta como repelente de insetos, para fazer purins...

Algumas sao medicinais e servem para tomarmos em infusao como a salvia, menta, hinojo, romero, ajenjo, lavanda... outras também se podem utilizar como especiarias na culinária como cilantro, romero e albahaca. E a capuchina, suas flores sao comestíveis!
Muitas delas têm o nome diferente em português;
Romero = alecrim, clavel de muerto = cravo, cilantro = coentro, citronela = erva-cidreira, hinojo =erva-doce, ajenjo = absinto, albahaca = manjericao.

O cilantro (e a alga Kombu), têm uma grande propriedade que neste artigo nao menciona que é a de limpar/expulsar do nosso organismo os metais pesados.
Uma curiosidade do tomilho é que, segundo Lolo Andrade,  plantando ao redor das colmeias ajuda no controle de seu maior predador.  a vespa velutina.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Minha grande amiga Aloe!

Hoje quero fazer uma homenagem a esta planta maravilhosa e que está justo na entrada da nossa granja.
Existem muito tipos de Aloe a que temos é a Aloe arborescens e nós a utilizamos para muitos fins;
Temos que ter cuidado ao cortar as suas folhas pois sai um  liquido amarelo (acíbar) super amargo, mancha inclusive a madeira. Sem querer manchei a mesa de casa e nao saiu mais!
Para tomar no  suco eu tiro a parte que está em contato direto com este látex (acíbar). Tiro também as laterais com espinhos. Abro em bandas, retiro a polpa e bato com suco de limao. Para os meus filhos mesclo no coquetel de frutas que eles tomam pela manha.

Usamos como hidrante solar antes e depois da praia, nao utilizamos nenhum outro protetor (filtro). Mas  evitamos exposiçao ao sol entre as 11:00 e 17:00h.
Outro uso tópico, em queimaduras na pele.Passamos diretamente a folha aberta (a parte da polpa) sobre a zona queimada várias vezes ao dia. Nas  picaduras de insetos, incluido abelhas, e para aliviar o picor provocado pela urtiga. E claro como antirugas (antiarrugas)!

A aloe é um excelente alcalinizante,  segundo Dr. Albert Bosch,. E tem uma receita que circula em internet de um um  padre brasileiro Romano Zago  que ficou famosa!

Entao pensei que se é alcalinizante para o nosso corpo  também poderia ser para a terra... Estou provando  com a intençao de diminuir a acidez do solo. Fiz o purin com as folhas picadas, mesclei com água e reguei várias vezes as plantas.
Resultados testados por mim;
Funciona! nota-se nas folhas, aumentando sua fotossíntese. Estao mais verdes e mais sanas. 
Temos  uma laranjeira e um limoeiro em casa que estavam com a enfermidade nas folhas chamda psila africana. reguei estas duas árvores com o soro de leite com cúrcuma (que sobra quando faço manteiga), reguei também com  chá de gengibre  (genjibre)  e claro,  purin de Aloe. Estao saindo pela primeira vez folhas sanas!


Aqui está a nossa Aloe, ela é linda, verdade?!

Aloe ARBORESCENS

Fazendo suco de Aloe; Retire os espinhos laterais, abra em bandas e retire a polpa (pulpa) de dentro

Prepare o suco de limao ou outra fruta e bata tudo.

Aqui aplicando diretamente na pele e sobre pequenas feridas.

Usando Aloe no limoeiro e  laranjeira

Folha enferma por psila africana

Novas folhas  sanas



segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aprendendo a enxertar e podar com o professor Raúl Rodrigues.


Mês passado fomos eu e meu marido, a  Portugal a Serra do Gerês (um lugar lindo!) a um curso de enxertia e poda através do Núcleo de Cultura Agroecológica do Campo do Gerês, com o professor (da escola superior agrária de Ponte de Lima) Sr. Raúl Rodrigues. Um senhor encantador e com muito conhecimento sobre o tema, aqui deixo o nosso agradecimento a todos.

Existem muitas técnicas de enxertia e muito material disponível em internet por isto nao vou me estender..
Nós compramos ali os "cavalos" (plantas autóctonas que vao servir de porta-enxerto) e também várias ramas de * mais de 10 espécies de macieiras e pereiras distintas!
Fizemos muitas práticas com os porta-enxertos e também nas  macieiras e pereiras (árvores antigas) que temos na granja. Depois de um mês de muita chuva, esta semana por fim saiu o sol e pudemos constatar  os primeiro brotos de nossos enxertos, espero que sigam crescendo!!! 

Utilizamos todo o tipo de fita (cinta ) adesiva que tinhamos.  mas já existe no mercado uma que é bem flexível e biodegradável.
Nós teremos que estar  pendentes de retirá-las depois que o enxerto tenha algumas  folhas.


Temos que ter cuidado ao fazer o corte, esta aqui ao meter a rama o tronco do porta-enxerto abriu e provavelmente nao irá pegar (prender) além de que ao estar aberta  pode ser um foco de enfermidade para a  planta. Vamos ter que podá-la mais abaixo da abertura para protegê-la.

Aqui já se nota a primeira folhinha!


Este aqui o enxerto tem um tamanho maior que o desejado que é de 20 cm, ou que tenha pelo menos duas gemas.


Esta fita adesiva nao era nada flexivel e nao aderiu bem a rama o que pode provocar a entrada de água e fungos ou que acabe secando no verao.
 

Este foi feito com a fita adesiva preta (negra) dos eletricistas  e também se nota o primeiro broto.


Com relaçao a poda, o que mais me chamou a atençao de tudo que aprendi foi que nao se deve podar uma árvore antes dos 3 anos. 
E nao se deve nunca cortar a pontinha da rama pois ela funciona como um radar para transmitir toda a informaçao para o resto da rama, inclusive para estimular a frutificaçao. Entao como dar a forma, como controlar o crescimento das árvores para que nao fiquem muito altas? afinal, se temos uma macieira, pereira, ou um caquizeiro nao queremos que as frutas caiam no chao pois sao delicadas...  O professor Raúl dizia que ao nascer as frutas nas pontas, com o peso as ramas iam tomando um formato arqueado e assim  a árvore se mantinha mais baixinha. Nós preferimos dar uma "ajudinha" amarrando as ramas para baixo no inverno, prendendo-as ao próprio tronco, até a primavera, depois tiramos as cordas  e o resultado é mais efetivo.

* Espécies enxertadas; Pereira; Pérola amarela, Formina Vermelha, Codorno, Bugalha, Mulata, Catalan Para Forno.
 Macieira;  Canela, Malux Geneve, Benedictina, Reineta Ferro, Paradise, Marmela Campo, Mingao.


domingo, 24 de abril de 2016

La Naturaleza Nos Habla -- Edward Norton es El Suelo | Conservación Inte...

Vivo em um bairro que está a menos de 5km do centro de uma pequena cidade de Galicia-Espanha. Aqui os terrenos, as construçoes estao muito controlados por leis urbanistas e só existem edificios de no máximo 5 andares no centro da cidade. Nos bairros só se pode construir casas.
Quase todos os meus vizinhos tem horta, animais domésticos, o que se poderia qualificar como "uma vida no campo" tranquila e SANA, se a cultura do agronegócio, e os interesses da indústria petroquímica nao houvessem tomado conta de nossas vidas, até mesmo na agricultura doméstica... Vejo meus vizinhos galegos do campo, os que ainda preservam a tradiçao ancestral de plantar, usar máquinas, fertilizantes químicos, herbicidas, inseticidas, hormônios para acelerar o crescimento das plantas... uma alface (lechuga) pode estar pronta para o consumo em menos de 15 dias!!!
 O crescimento acelerado das  plantas as tornam mais vulneráveis a qualquer intempérie, uma geada, um dia de muito frio ou calor, pode provocar sua enfermidade e morte.
A  terra está cada dia mais cansada, menos fértil...



La Naturaleza Nos Habla – Julia Roberts es Madre Naturaleza | Conservaci...

sexta-feira, 22 de abril de 2016

"...todos temos que aprender a plantar uma semente..." profecia Hopi




Tenho uma opiniao diferente do que se pode entender por "profecia" mas tenho que me expor um pouco mais para ser melhor compreendida;

Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.

William Shakespeare: Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.William Shakespeare

Depois de "parafrasear" o senhor aí de cima, fica tudo mais fácil. 



Penso que para entender o mundo necessitamos sair de dentro do molde de crenças em que nos metemos e abrir um pouco a mente... 
Entao,  que é o futuro? 
É tudo aquilo que estamos vivenciando  hoje, agora, com cada pensamento, cada palavra, cada emoçao e açao. 

E como interpretar uma "profecia"? 
Como um conjunto de PROBABILIDADES, de que estao dependentes deste presente que  estamos construindo todos ( o ser humano individual e o coletivo).

quinta-feira, 21 de abril de 2016

ALIMENTANDO O MUNDO COM MORINGA E ORA-PRO-NOBIS!!!

Vocês conhecem a MORINGA OLEIFERA? Uma planta que está sendo alvo de muita investigaçao científica pelas suas infinitas propriedades nutricionais. Contém TODOS os aminoácidos escenciais, além de vitaminas, minerais, e muitas propriedades medicinais. Como se nao bastase além de alimento humano e animal também ajuda a fertilizar o solo pois fixa o niotrogênio, é uma leguminosa!
Eu comprei ano passado umas sementes e até agora nao nasceram... Resolvi encargar umas plantas a um viveiro de confiança (Carlos Ekohuerta ) para plantar na nossa granja.
Outra planta que encarreguei é similar a esta (também existe em Brasil) é a ORA-PRO-NOBIS. (Pereskia aculiata) rica em cálcio, ácido fólico, magnésio, vitamina C, betacaroteno, ferro, zinco, e alta quantidade do aminoácido triptofano.
Estas duas plantas podem nao só matar a fome do mundo como alimentar e curar, Viva Hipócrates!!!
Quando tenha experiência com elas já compartilharei.
Aqui em Espanha já existem empresas que estao comercializando uma infinidade de produtos feitos com a moringa desde cerveja, complemento nutricional até creme anti-rugas!

MORINGA (com as sementes em favas penduradas);


http://www.moringavitalmor.com/propiedades-moringa-oleifera

ORA-PRO-NOBIS



domingo, 10 de abril de 2016

Microorganismos de Montaña (MM) fertilizando o solo com Jairo Restrepo

Estive pesquisando há um tempo atrás sobre como melhorar a fertilizaçao do solo com método natural e ecológico. Encontrei uma informaçao que penso ser útil e por isto divulgo aqui. É o método utilizado por Jairo Restrepo em que consiste em recolher microorganismo do bosque e proporcionar as condiçoes necessárias para que se multipliquem e depois seja utilizado na nossa horta.

http://www.lineaclave.org/web/download/ficha-biofertilizantes-a-partir-de-microorganismos-de-montana/

Ficha: Biofertilizantes a partir de microorganismos de montaña.

Fresas, dulce peligro

No  Brasil há muitos anos, os estudantes de engenharia agrônoma, na universidade, faziam suco com morango (fresa) e depois  usava este suco como agrotóxico em outras plantas!
 Venho de uma família de pecuaristas, meus avós tinham fazendas de gado no Brasil mas eu nunca havia trabalhado a terra... Hoje sou uma feliz agricultora e em nossa horta aqui em Espanha (Galicia) trabalhamos com permacultura e podemos comer os morangos (e mujitas outras frutas e verduras) diretamente sem lavar,  nao utilizamos nenhum tipo de veneno. Nossos morangos sao menores, mais durinhos e estao deliciosos. Os nossos filhos adoram, nao tem nada que ver com os do super!!
Mas somos uma exceçao também aqui em Espanha, vejam este artigo



España es el primer productor europeo de fresas del mundo / Foto: C. Fernández

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Permacultura Uno y Permacultura Dos, Bill Mollison y David Holmgren ( libros)

Acabo de baixar agora uns livros de Bill Mollison y David Holmgren  "Permacultura Uno" e "Permacultura Dos" que parecem ser nunca foram publicados. Deixo aqui  e aqui os enlaces.
Gracias a todo el equipo involucrado en la divulgación.




Lombriz (minhoca) californiana una estafa?!

Este texto aí abaixo sacado desta  página  aclarou algumas dúvidas sobre o tema das minhocas (lombrices). Há um tempo atrás pensei em cultivá-las no quintal da casa, cheguei até a contactar por internet um produtor desta minhoca californiana, mas nao me convenceu o argumento do por que deveria comprar algo que existe em abundância na natureza. E por que uma espécie vinda de fora se adaptaria melhor que a autóctona... O argumento do vendedor era que estas minhocas  estao adaptadas a viver em cativeiro e nao "fugiriam"...!!! Acabei desistindo da idéia de comprá-las e comecei a recolher junto com o meu compost as minhocas que apareciam e levá-las a horta para que elas seguisem com seu trabalho ali onde eu necessitava.





"Soy una lombriz, soy roja, soy californiana, soy una estafa


Me llamo Eisenia andrei, soy la vieja lombriz euroasiática junto a Eisenia fetida o lombriz rayada llevamos décadas siendo utilizadas de manera consciente por muchos agricultores para mejorar el compost y en el mejor de los casos para mejorar el suelo aunque en realidad llevábamos milenios haciendo el trabajo de manera callada, es decir, sin que el ser humano se entere.
En los años 50 del siglo pasado los humanos nos pusieron a trabajar de manera organizada, está claro estos extraños seres llevaban unas décadas de agricultura industrial, una agricultura que ya se estaba haciendo muy agresiva y estaba destrozando nuestro hábitat, entre abonos químicos y herbicidas el suelo se vuelve inerte y ya no tiene alimento para nosotras. Algunos de los humanos parecen no estar tan locos y esos son los que hace más de sesenta años reconocieron que si nosotras procesábamos su compost tenían mucho mejores nutrientes que con los abonos químicos y nos encerraron en cajones o nos pusieron sobre bancales de compost para que comamos nos reproduzcamos y caguemos, lo bueno es que ya se están dando cuenta de que lo mejor es regenerar el suelo y que podamos vivir en el.
Fue en california donde a mediados del siglo pasado se experimentó más con nuestras habilidades para producir nutrientes y mejorar el suelo pero ahora volvamos a los más locos entre los humanos por que lo que sucedió después de que los prehippies californianos comiencen a utilizarnos es de psiquiatra.
Un tal Ferruzzi dijo que solo nosotras eramos aptas para el lumbricultivo y que éramos un híbrido creado en una universidad de california y ¡oh casualidad! El tenía muchas de nosotras para vender y resulta que: aunque nuca dijo de que universidad se trataba ni mostró documento alguno sobre esa hibridación otros muchos humanos le creyeron y hasta la actualidad aunque los análisis genéticos ya demostraron que somos la Eisenia andrei de siempre.
En síntesis: si soy útil para el lumbricultivo o para mejorar el suelo, si soy de las más utilizadas y si tu campo no está muy contaminado y tengo alimento puedes migrarme a el, lo colonizaré gustosamente y te verás beneficiado por mis actividades pero piensa que si hay unas lombrices locales tal vez se adapten mejor, que si pones distintas variedades de nosotras puede que aportemos diferentes cosas pero no olvides que cualquier lombriz es útil para producir compost lumbricultivado o para mejorar la tierra y que por si fuera poco si alguien te dice que te vende rojas californianas que somos híbridas creadas en una universidad y las únicas aptas o las mejores para el lumbricultivo, te miente y pretende estafarte."

fonte;
 http://hortelando.piesnegros.org/2016/04/04/soy-una-lombriz-soy-roja-soy-californiana-soy-una-estafa/

terça-feira, 15 de março de 2016

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Velutina x abelha, vitima x vilao?!

Penso que desde nossa prepotência nao vamos deixar de ser um virus para o planeta e me refiro a raça humana. Hoje mesmo estava falando com meu marido sobre este tema. "A natureza é sábia"... quantas plantas e animais sao transportados de seu habitat natural para outros e nao se adaptam? por que nao passou o mesmo com a velutina (um tipo de vespa que esta matando as abelhas)? por que estamos sempre dividindo o mundo entre vítima e vilao? A natureza nao funciona assim! 

Deveriamos contemplar todas as hipóteses do por que as abelhas estao morrendo, e uma delas esta associada com o uso de pesticidas na agricultura.

E se de repente descobrimos que a velutina está fazendo um grande labor para todo o ecosistema?!

Necessitamos mais investigaçao por parte dos científicos, mais obsevaçao por parte de todos nós lavradores (labregos), permacultores, agricultores... E sobretudo mais humildade!





Desenho extraido da associaçao  de produtos galegos  APEGA   e muito mais informaçao  também sobre este tema.

https://www.facebook.com/Apega-236748743078432/?fref=photo

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Onde devemos plantar as plantas medicinais e que utilidade podemos dar a elas?

Encontrei outro dia uma web   com informaçao sobre agricultura natural.  E queria comentar sobre a importância de ter as  plantas medicinais espalhadas por toda a granja pois elas intercambiam informaçao (sinergia), e facilitam  nosso uso.  Uma das formas de utilizá-las  para curar outras plantas e fertilizar o solo é através de maceraçao/purin, eu  tenho durante todo o ano plantas macerando dentro de bacias grandes (capachos); Folhas de urtiga (ortiga), feto (helecho), aloe vera, feijoa.. E  procuro usar minhas próprias plantas pois sei que nao foram "contaminadas" com pesticidas, nem foram alimentadas com abono sintético. 
Cada lugar, com seu clima e relevo, determina o tipo de  vegetaçao. Aqui na minha horta tenho uma ALOE VERA super antiga,impresionante, grande e bela, (vou sacar a foto dela). E estou plantando muitas outras em galhos (esquejes) de ALECRIM (ROMERO) que me deram os amigos. E  ERVA CIDREIRA (MELISA), e muitas variedades de MENTA, TOMILHO (TOMILLO). O cravo (tagete) que também é um excelente repelente de insetos. E a CAPUCHINA  que como as anteriores, tem também a vantagem que é super fácil de plantar,  cresce rápido e suas flores sao comestíveis como diz aqui neste vídeo de Josep Pàmies. 
O importante é ter a maior variedade possível de plantas nao só medicinais, mais também aromáticas, frutíferas, ornamentais, e leguminosas ( que fixam o nitrogênio) em TODOS os lugares da granja. Onde podemos fazer purin, infuzao, comer as  frutas, verduras, fertilizar a terra, desfrutar das flores, e contribuir com o trabalho de polinizaçao das abelhas. 
Aqui se pode ver na nossa granja algumas destas plantas:

Capuchina  e Alecrim

Leguminosa; feijao (favas, judias)


Leguminosa; alfafa (alfalfa)

Jardin com medicinais, ornamentais e frutíferas (frutales)

 Horta con canônigos, rúcula , tomilho, (tomillo) e cravo (tagetes)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

domingo, 31 de janeiro de 2016

¡Josep Pamies, el Quijote español!


¿De que tiene  miedo los "científicos" españoles?
¿Desde cuando la naturaleza, las plantas  son  una amenaza al ser humano?
¿Por que los médicos en lugar de combatir las medicinas alternativas no intentan abrir sus mentes para abarcar  este conocimiento?

En este  vídeo Josep habla de su aventura quijotesca para presentar unas palestras informativas  por España.



EUCALIPTO; AMIGO OU INIMIGO?! (Ernest Götsch)

Segundo Ernest Götsch, amigo! Vejam neste vídeo como ele transforma a paisagem utilizando o eucalipto, mesclado com outros cultivos, como um  agente catalizador!
Eu penso que a natureza nao está dividida entre bem x mal, nao existe "erva mala" todos cumprimos um papel, todos temos uma funçao. E o DESEQUILIBRIO vem  com a intervençao humana, com o MONOCULTIVO.

Sintropia, permacultura, agricultura sinérgica, biodinâmica... todo o conhecimento é válido para melhorar o nosso entorno, proporcionar diversidade e gerar vida!

"EUCALIPTO DANDO COMIDA, E NÃO SECANDO O SOLO"

https://vimeo.com/136423275



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"El precio de sulfatar" (Faro de Vigo)

Este artigo do jornal Faro De Vigo (de Galicia) trata do decreto  que obriga a todos os agricultores que usam fitosanitários, a obter  um carnê depois de assistir um curso. A pergunta que faço é;

Nao seria mais prudente, por parte da UE e de nossos governos,  tentar reduzir ao máximo o uso de venenos, através de cursos onde as pessoas tivessem ao seu alcance conhecimento teórico e suporte técnico na implantaçao de uma agicultura ecológica?!

                        Resultado de imagen de maquina de sulfater


                                  Resultado de imagen de com as maos na terra